A doença e a cura do Rei Ezequias

Data 19/7/2007 12:00:00 | Assunto: Cura Divina


Depois do reinado de Roboão vários reis governarão o povo Judeus, até então chegar ao Rei Ezequias filho de Acaz, ele começou reinar após os 25 anos e reinou durante 29 anos sobre Judá, cuja capital era Jerusalém.




Mensagem : A doença e a cura do Rei Ezequias.
Objetivo : Demonstrar o grande livramento de Deus para o seu líder
Texto Base : II Reis 20:01-11
Textos de Apoio: Jó 2:07 e II Reis 5:01





Introdução:
Este texto nos conta um fato real acontecido na vida do rei Ezequias quando reinava sobre Judá; após a morte do Rei Salomão que reinava em Jerusalém sobre Israel, passou a reinar sobre Israel Roboão filho de Salomão, porem, Jeroboão que estava foragido das terras de Israel, devido o grande jugo que o rei Davi havia colocado sobre ele e sobre a sua família, retornou pedindo para que Roboão tornasse o jugo mais leve, sendo que, ele disse que o jugo seria muito maior ainda, isto direcionado pelo Senhor. Jeroboão não gostou do que ouviu, reuniu as famílias de Israel para se colocarem contra aquela posição de Roboão, houve grande controvérsia, os israelitas ficaram do lado de Jeroboão e os da tribo de Judá e Benjamin ficaram com Roboão que passou a reinar sobre Judá, aconteceu ai a divisão do reino como está registrado em I Reis 12.
Depois do reinado de Roboão vários reis governarão o povo Judeus, até então chegar ao Rei Ezequias filho de Acaz, ele começou reinar após os 25 anos e reinou durante 29 anos sobre Judá, cuja capital era Jerusalém. A escritura registra em I Reis 12 versículo 5 que, antes dele, não houve um rei com tantos feitos e com tanta confiança no Senhor Deus como ele e nem depois em todo o reinado de Judá, tudo o que ele fazia agradava os olhos de Deus. O grande fato que esta registrado no reinado dele foi as pelejas contra Senaqueribe o rei da Assíria que subiu contra as cidades fortificadas de Judá e as tomou. E grande vitória Judá teve sobre a Assíria mesmo sem pelejar, pois o Senhor Deus enviou o seu anjo ao arraial dos Assírios e naquela noite morreram 185 mil homens. E logo após este grande livramento do Senhor veio a doença sobre Ezequias.

Versículo por Versículo
A DOENÇA DE EZEQUIAS
1- a) Ezequias adoeceu – Doenças no corpo físico são conseqüências do pecado. As doenças atingem todas as classes sociais: ricos, pobres, bons e ruim, não escolhe faixa de idade ou posição, a bíblia relata que, por mais fiel que era Jô ele foi provado com chagas malignas, porém a sua integridade para com Deus fez com que ele tivesse a sua saúde restabelecida, outro exemplo foi Naamã, mesmo sendo um homem de grande posição era leproso, necessário foi ele ir para a terra de Israel e lá mergulhar sete vezes no rio Jordão para ser curado.
b) Isaias foi mandado por Deus a ele – esta foi considerada uma mensagem dura para os dois, a mensagem foi difícil para ser transmitida e difícel para ser recepcionada, o que foi mais difícil? O profeta tinha que passar mesmo sendo para o rei de Judá, e o rei tinha que ouvir. Sempre quando há algum problema com o servo de Deus, Ele fala, pois se Ele prova é por que ele ama, Ele não desampara o seu servo.
c) Colocar a casa em ordem para a morte – foi ordem de Deus, mesmo ele sendo o melhor rei de Judá (18;05). Quem está pronto para a morte? Elias colocou o altar em ordem e caiu fogo do céu, qual seria a sua reação se soubesse que ia morrer? Com certeza correria e procurava imediatamente localizar as suas falhas e voltar atrás. Com Ezequias foi um pouco diferente ele não tinha como se levantar ir até o seu inimigo e se reconciliar, até neste momento que foi tão difícel o Senhor dá uma chance ao seu servo para que ele se arrependa dos mínimos detalhes que desagrada aos olhos do Senhor. O que o Senhor quer receber na sua glória é o perfeito, o puro, o que anda em santidade.

A ORAÇÃO DE EZEQUIAS
2- a) Rosto na parede - Esta expressão representa o desespero, o pedido de socorro, uma grande barreira que precisava ser superada, não foi diferente com Davi diante do gigante Golias naquela arena, não foi diferente com Moisés e o povo de Israel diante do mar vermelho, não foi diferente com Mesaque, Sadraque e Abidenego na fornalha de fogo ardente, não foi diferente com Daniel diante da cova dos leões. Será que havia no coração do rei medo de morrer da maneira que ele estava? Não digo medo, mas talvez uma grande preocupação. Pois se tudo estivesse em ordem ficaria tranqüilo diante da profecia. Um velho ditado popular que diz: se morrer for descanso prefiro viver cansado. Este ditado popular identifica o lado obscuro da morte, a dúvida se realmente existe vida ou a condenação. Outra explicação para a preocupação de deixar o corpo terrestre e passar para eternidade seria, não poder contemplar os seus projetos aqui nesta terra realizado, isto é o que acontece comigo também, tenho muitos projetos para serem desenvolvidos aqui na terra que beneficiarão muitas pessoas, ou seja, conduzirão multidões ao Senhor Jesus Cristo, é bom deixarmos este mundo de peregrinação no momento certo, na hora certa, quando olharmos para os nossos lados e vermos tudo aquilo que desejamos ser realizado, família criada e bem estruturada, filhos servindo na casa do Senhor, grandes projetos edificados, as nossas visões sendo entendidas e praticadas.
3- b) Oração de Ezequias: Este foi o meio usado por Ezequias para se humilhar diante do Senhor Deus, não somente a oração, mas também com muito choro. Lemos em Salmo 121, onde o salmista Davi diz: Elevo os meus olhos para os montes de onde me virá o socorro? Ele mesmo responde: O meu socorro vem do Senhor que fez os céus e a terra. Ezequias também através da oração olhava para a parede esperando o socorro do Senhor, em outro texto alguns discípulos de Jesus correram a ele e suplicaram que Ele acalmasse a tempestade, e eles foram ouvidos. Em determinados momentos da nossa vida nos sentimos nas mesmas condições de Ezequias, não devemos desfalecer mas confiar na fidelidade de Deus sobre a nossa vida.

A JUSTIFICAÇÃO DE EZEQUIAS
3- a) Ezequias se justifica que andou em retidão
Ezequias quis lembrar o Senhor Deus que ele havia andado em retidão, se realmente fosse o plano de Deus recolher ele naquele momento, não seria pelo fato dele ser reto é que ele não iria para a eternidade.
b) Chorou muitíssimo – Deus ouviu a oração e mudou o coração, O choro de Ana, Povo de Níneve,

DEUS RESPONDE IMEDIATAMENTE A ORAÇÃO
4- a) A saída do Profeta Isaias, Deus falou com ele imediatamente antes de sair da casa do rei.

A CURA DE EZEQUIAS
5- a) Deus elogia a Ezequias – Chama-o de príncipe,
b) Deus ouviu a oração -
c) Deus viu as lágrimas -
a) Deus curou –
e) Deus confirma a benção – vai subir a casa do Senhor (para louvar) – doente a morte não vai a igreja.

DEUS ACRESCENTA ANOS DE VIDA E DÁ LIVRAMENTO
6- a) Deus acrescentou mais 15 anos de vida (ou seja mais um tempo) esterco no pé para dar fruto,
b) Livramento da servidão da Assíria (inimigo)
c) Deus dá livramento a Judá

DEUS TORNA A PASTA DE FIGO EM REMÉDIO
7- a) Pasta de figo – maneira de testar a fé, Naamã rio Jordão, Cego no tanque de Siloé,
b) Tumor cancerígeno sumiu – cura divina.

EZEQUIAS PEDE UM SINAL
8- Ezequias questiona Isaias (pedi sinal) Jonas foi sinal para Jesus, Sinal para Gideão,

DEUS PERGUNTA QUAL SINAL QUERES VER?
9- Isaias pergunta o que você quer que se faça que adianta ou retroceda a sombra no relógio de Acaz.

EZEQUIAS ESCOLHE O SINAL
10- Ezequias pediu para retroceder. (Gideão) Toalha

DEUS DÁ O SINAL DE LIVRAMENTO
11- Isaias clamou a Deus e retrocedeu a sombra como sinal de livramento da Assíria.
Gideão – toalha, Vinda de Jesus – Jonas, Deus dá um sinal pra você agora.

Autor: Pb Antonio Valdecir Vera
Igreja O Brasil para Cristo em Lençóis Paulista SP





Este estudo foi publicada no Portal Nação Sonora Estudos
http://www.nacaosonora.com/estudos

Endereço deste estudo:
http://www.nacaosonora.com/estudos/article.php?storyid=31